Apucarana

Arapongas Cornélio Procópio Ivaiporã Jacarezinho Londrina Principal

sexta-feira, agosto 04, 2006

BIOGÁS

O Col. Agrícola de Cambará mostrou no II Educação ComCiência com os alunos Juan, Victor, Guilherme e Fábio o projeto de biogás. O seu processo funciona através de restos orgânicos. Primeiro deve-se abrir um buraco e revesti-lo com uma lona de 3 a 4 cm de espessura, é necessário que faça um encanamento com uma válvula, feito isso, coloca nesse recepiente restos orgânicos. Deve-se jogar uma outra lona da mesma espessura por cima destes restos orgânicos. Após ter realizado todas essas etapas coloca-se terra por cima (obs: é necessário que se jogue terra para que haja uma pressão após a fermentação e a fabricação de gás metano).
Após o tempo de três a quatro meses, este lixo orgânico vai fermentar e dar origem ao gás metano.Depois de usar o gás pode abrir e utilizar o lixo orgânico como adubo na plantação.
Este gás pode ser usado como gás de cozinha ou também como combustível para automóvel. A fabricação desse gás é econômica e favorável a ser usada no Brasil. Além de ser de baixo custo, ela não degrada a camada de ozônio como outros poluentes.
Sua redução de custos significativa no aumento da economia do país dar um passo a frente, podendo ser um país de primeiro mundo.
Levando em conta das observações de fatores favoráveis, utilização desse processo se torna "obrigatoriamente" a ser utilizada no Brasil.